segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O mundo mobilizado pró-Estado Palestino

Em todo o país, de 20 a 23 de setembro manifestantes pró Palestina realizarão atos e manifestações para pressionar os EUA a não apresentar veto ao pedido de participação desta nação no Conselho de Segurança da ONU, passo importantíssimo para o estabelecimento legal do Estado Palestina.
A reunião do Conselho de Segurança da ONU que inicia dia 21 de setembro, e o pedido será apresentado na sexta, 23.
Cerca de 120 nações da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina já declararam ser favoráveis ao ingresso da nação palestina no conselho. Raivosamente contra, os EUA e sua base militar, Israel tentam convencer os países da Europa a aderirem à proposta.
FMI, ONU e Banco Mundial já declararam apoio ao reconhecimento do Estado Palestino. Mais de 40 anos se passaram desde a criação do Estado de Israel, que colocou em diáspora milhares de palestinos, expulsando-os de suas casas. Os limites tratados em 48 não foram respeitados, e a cada dia mais assentamentos de colonos judeus são criados, invadindo as terras palestinas. A violência na região é constante e não poupa ninguém. Acampamentos de refugiados em péssimas condições abrigam os expulsos de suas casas e terras. Para transitar na região os palestinos são obrigados a passar por Check-ins truculentos e desrespeitosos. 
O ingresso da Palestina depende de nove votos favoráveis e nenhum veto dos cinco "permanentes": EUA, França, Reino Unido, Rússia e China. Os países não permanentes são: Líbano, Colômbia, Nigéria, Gabão, Portugal, África do Sul, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Índia e Alemanha.
Caso a proposta alcance os nove votos e não receba vetos, será submetida ao plenário de 192 membros, e deverá ser aprovada por dois terços da Assembléia Geral.
Em Porto Alegre a FEPAL - Federação Árabe-Palestina do Brasil está chamando a todas e todos os engajados no fim do genocídio do povo palestino para concentração e ato político na sexta, dia 23, as 10 horas da manhã, no largo Glênio Peres.

Pelo imediato reconhecimento do Estado da Palestina!
Pela devolução das terras invadidas por Israel!
Pelo fim da ingerência neoliberal nos países árabes!
Em defesa da autonomia e soberania dos povos!
Palestina Livre já!
Sexta 23, 10h30, Largo Glênio Peres!





Um comentário:

Anônimo disse...

Deverias ter postado que a luta é contra o estado de Israel, e não contra os israelenses. Muitos deles são simpatizantes da causa palestina. É o governo israelense, vassalo dos Estados Unidos quem comete toda a barbárie!