quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Palestina: Pelo Reconhecimento do Estado!

Em 20 de setembro, no mundo todo, ocorrerão manifestações a favor do reconhecimento do Estado Palestino.
Esta data foi escolhida em função da solicitação que será apresentada pela OLP (Organização pela Libertação da Palestina) à ONU.
A origem do Estado de Israel serviu principalmente aos interesses dos E.U.A, servindo como base militar no Oriente Médio. Desta data em diante, fronteiras demarcadas foram sendo ampliadas, enquanto o povo Palestino sofria sistematicamente invasões, chacinas e outros tantos atos de violência.
"O reconhecimento do Estado Palestino é aspiração de todos aqueles que lutam pela liberdade e reconhecimento do direito à soberania dos povos", disse Fátima Ali, Presidenta do Comitê Gaúcho de Apoio ao povo palestino. Filha de Ahmad Ali, palestino em diáspora desde 1957, Fátima faz parte da direção da FEPAL, Federação Árabe Palestina do Brasil.
Milhares de palestinos vivem hoje fora de sua pátria. No RS são cerca de 25 mil. 
Mas os que ficaram em sua terra sofrem, desde 1948 todo o tipo de violências. A expulsão de suas casas,
a invasão com fins de  criação de assentamentos de colonos israelenses, a construção do muro, as violentas revistas a que são submetidos os palestinos nos check-ins para circularem pelo território são apenas algumas das barbáries a que este povo tem sido submetido.
Os palestinos já sofreram, desde a criação do Estado de Israel, 57 invasões. Cidades são bombardeadas, sem distinção de crianças, civis ou qualquer outra classificação. O Estado de Israel deve responder pelos crimes cometidos, pelo genocídio cometido contra um povo que defende-se com pedras das bombas de última geração, fornecidas por aqueles que, acima de tudo, querem o domínio do petróleo e do gás natural abundante na região próxima.
"Em Porto Alegre, está sendo chamada uma reunião em 8 de setembro para organizar o ato. Centrais sindicais, partidos, entidades do movimento social estão sendo convocados", diz Fátima. E reafirma: "Nossa luta não é contra o povo judeu, mas sim contra o imperialismo e o Estado terrorista de Israel. Muitos israelenses apoiam nossa luta. Mas a imprensa faz questão de apresentar nosso povo como terroristas. Não é verdade. Queremos apenas nossa terra, de onde nunca saímos por vontade própria. Queremos nossa dignidade, nosso direito à vida".
O local ainda será divulgado, mas várias entidades já confirmaram sua participação. O ato, no RS, deverá acontecer em 19 de setembro, em função do feriado da Revolução Farroupilha. 
Logo divulgaremos mais informações. Mas certo é que todos e todas defensores da justiça e da liberdade deverão comparecer. Afinal, SOMOS TODOS PALESTINOS!

Um comentário:

Anônimo disse...

Por favor, gostariamos de participar do ato en favor do estado palestino conforme já comunicamos por email enviado a vc. no dia 02/09 e o qual foi respondido no dia 04/09 nos informando que haveria uma reuniao no dia 08 que aguardasemos confirmação do local. Estamos aguardando. Obrigado pela atenção,

Paulo e Ana