terça-feira, 23 de agosto de 2011

Governo Tarso propõe aumentar a jornada!


Governo Tarso: Na contramão da história!

Nem frio nem chuva; Os trabalhadores de base, representantes de área, de todas as fundações acompanharam hoje a negociação entre SEMAPI (trabalhadores das Fundações Estaduais) e SESCON (patronal, que representa o governo),
Centenas de trabalhadores concentraram-se em frente ao SESCON, aguardando as respostas do governo à pauta de reivindicações apresentada pelo SEMAPI.
Para triste surpresa dos trabalhadores, apenas alguns poucos itens, que não representam repercussão financeira,
foram atendidas. Entre elas, itens que, judicialmente, são conquistados. Como o reconhecimento de união estável para fins uso de cláusulas sociais, independente do sexo. 
De avanço, o aumento da licença-maternidade para 180 dias, e da paternidade para 8 dias.Outro avanço foi a retirada do escalonamento da licença-saúde (independente do tempo da licença, os vales-refeição serão fornecidos aos trabalhadores).
Mas quando chegou a hora de discutir índices, o Governo Tarso propôs índice ZERO, com discussão arrastada para novembro. Do reajuste solicitado, de 11,6%, o mesmo concedido ao piso regional, nem ouvir falar. E mesmo o INPC do período, 6,44, não foi concedido.
Mas pior foi a proposta INDECOROSA do governo de aumentar a jornada dos trabalhadores da FASE e FPE.
Estas duas fundações trabalham em turno de revezamento. Quem trabalha de dia, cumpre 40 horas, sendo 6 horas diárias e um plantão de 12 horas no sábado ou domingo, o que soma 42 horas Quem trabalha à noite, faz a jornada de 12X36.. O intervalo legal, que é de duas horas, em alguns institutos e abrigos, é pago em horas-extras, dependendo do humor e da compreensão de cada direção. 
Ocorre que, na prática, é impossível fazer intervalo, sob pena de sobrecarregar o colega, ou provocar situações de conflito entre internos e abrigados.

Trabalhar 15 horas/mês sem receber!
A proposta INDECENTE do governo foi de estabelecer turnos de 12 horas, dia e noite, com o pagamento de uma hora-extra. A outra hora seria simplesmente trabalhada, sem remuneração. Além disto, desorganiza a vida do trabalhador que pretende estudar, fazer cursos ou estabelecer qualquer outra atividade.
Ou seja: Na contramão da história, o governo eleito como popular, apresenta uma proposta que nem mesmo seus antecessores neoliberais tiveram coragem de apresentar.
A vaia recebida pelos negociadores do governo foi proporcional à decepção. Um governo eleito no primeiro turno, com o discurso de valorização do trabalhador, do fortalecimento de nossas Fundações, apresenta-se agora como um déspota que não reconhece o valor daqueles que constoem o Estado, desempenhando funções sociais indispensáveis, inclusive constitucionalmente.
Por isto, dia dois de setembro é FUNDAMENTAL a participação de todas e todos na próxima negociação.

A categoria não aceita!
Estaremos todos lá! Com nossos apitos, de camisa preta em luto pela ilusão que morreu. Torcendo para que Tarso reflita e relembre de suas falas da campanha eleitoral. Antes que caia na vala comum daqueles que prometem e não cumprem, e mudam de cara quando chegam no poder.
CAI NA REAL, TARSO: NÓS TE ELEGEMOS,  PODEMOS NÃO TE REELEGER...



Governo Tarso: Respeite a data base: 
Reajuste já!



5 comentários:

Anônimo disse...

E eu votei nele... Também, na Yeda e no Fogaça não dava, né? Mas desde o tempo que ele peremptóriamente não ia concorrer ao governo do RS e concorreu, tenho o pé atrás! Negócio é botar o bloco na rua!

Ricardo Mainieri disse...

Regina, ando bem decepcionado com o governo Tarso. Tanto lutei debatendo em sites alternativos, militando com meu Sindicato para nos livrar da praga da Yeda Cruzes e seus asseclas e recebemos isso.
Um governo que só pensa em atrair multinacionais, aumenta a contribuição previdenciaária e o preço das consultas do Ipê, quebra a independência dos poderes tutelando o aumento do Judiciário e, agora, este desrespeito com a tua categoria.
Não sei mais qual a alternativa viável, pois da Direita quero distância e a esquerda traí seus compromissos.
O que se pode fazer é esquecer que elegemos este governo e cobrar as coisas que devem ser cobradas, sem aceitar retrocessos.
O aluguel, as compras do supermercado, a passagem de ônbus não vão esperar até o fim do ano...

Abs.

Ricardo Mainieri

Anônimo disse...

PRA QUEM ABRAÇOU O DIABO NAS ELEIÇÕES PRA GOVERNADOR, NÃO CAI BEM O COMENTÁRIO, NA HORA DE PENSAR NOS CARGOS E NO CONTRA CHEQUE VALE TUDO, NÃO É? AGORA FICA ATÉ FEIO RECLAMAR!!!!

Diversidade Sexual disse...

Ahh, depois da pouca vergonha do pacote do magistério, que mais vem por aí?

ZÉ DO FACÃO disse...

FOI PRA ISSO QUE O POVO TE ELEGEU? TARSO GENRO, MANDE FAZER UMA DESCARREGO NESTA CADEIRA, O MAL DO TUCANDO, AINDA ESTÁ AÍ? OU É FRECURA DE PETISTA TRAÍRA? AFINAL, TEU PARTIDO E DO SIMBOLO "T" TRAIR O TRABALHADOR. AFINAL TU NEM CHEGOU A SER FUNCIONÁRIO PUBLICO NÉ? TU NÃO ÉS COMPANHEIRO MESMO. CONHEÇO ESSAS PRÁTICAS PETISTA...AFINAL, VOCES SÃO TROTKISTA, NUNCA FORAM MARXISTA, NEM LENINISTA. APROVEITOU O PODER, AH.. SE FOSSE OS ANOS 60 A 70 TU TINHA VIRADO COMIDA DE MINHOCA...VC NUNCA FOI, NEM É "COMPANHEIRO" VC SE BENEFICOU DAS "CUMPANHEIRADAS" VC SEGUE A CARTILHA DE ZÉ DIRCEU, E OUTROS..PETISTAS TRAÍRAS...MUDE DE CARATER, SEJA VC MESMO. NÃO ATRAVESSE O RUBIÃO...TARSO GENRO...CUIDADO...COM O RUBIÃO...