sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CEBRAPAZ realiza oficina de formação em Porto Alegre

 Hoje, 5 de agosto, iniciou a oficina de formação do CEBRAPAZ - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz - na Assembléia Legislativa do RS. Entre os convidados, Sérgio Macedo(advogado ambientalista),  Walter Oliveira, (doutorando em Ciências Políticas da UFRGS)Roberto Lorea (Juiz Titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar), José Vieira Loguércio (Doutor em Ciências Políticas pela UFRGS), Regina Abrahão (Sindicalista, dirigente nacional do CEBRAPAZ, Mara Loguércio (Juíza do Trabalho), Ricardo Rasbaert (presidente da Associação José Martí).
As mesas foram: Histórico da Luta e da Paz, por Rubem Diniz, dirigente nacional do CEBRAPAZ, Sociabilidade e valores Humanos, Inclusão legal e Direito dos Povos à Paz.
Gostaria de reproduzir todas as falas, mas farei citações das que considerei mais impactantes: Do Juiz Lorea, quando cita que Porto Alegre não dispõe de estrutura para o cumprimento da lei Maria da Penha. As medidas  protetivas não contam com efetivo da BM para cumprimento, não existem casas de passagens ou abrigos, as mulheres muitas vezes procuram ajuda , como tratamentos para alcoolismo e drogadição, e não exatamente punição para os maridos ou separação. Roberto Lorea destaca ainda que o custo da violência doméstica equivale a 10% di PIB. Em média, são cinco dias por ano que mulheres faltam ao trabalho por esta causa. 43% das mulheres sofrem violência doméstica, ou seja, uma mulher é agredida no Brasil a cada 15 segundos.
José Loguércio falou sobre a paz, que ele classifica como o direito dos povos ao respeito a sua soberania.   Explicou que o capital hoje pode ser classificado em capital estatal e capital financeiro, de onde saem os derivativos produtores de juros, ou seja, o capital improdutivo, que não produz, e é fator importante na atual crise da Europa e Norte da América.
Segundo ele, o mundo pode ser classificado em quatro regiões: Ásia e sul da África, regiões em crescimento, onde o capital é estatal ou uma fusão estatal/financeiro. Esta região cresce em média 7% ao ano. A segunda, o norte da África e Oriente Médio, em crise causada pela ganância do capitalismo visando suas riquezas naturais.
Em terceiro, a Europa, América do Norte e Japão - que sediam o capital financeiro, produtor de juros e atualmente em crise que não conseguem superar justamente por isto. Por fim, América Central e do Sul, onde existe uma dualidade, ou seja, o capital serve tanto aos programas estatais quanto ao capital financeiro, em graus variados, dependendo dos países e governantes.
Ainda segundo ele, com a derrocada financeira dos países do norte, a tendência do século XXI é a paz. Não podemos deixar de lembrar que do dito capital estadunidense, 200 bilhões são dinheiro brasileiro, 30 trilhões é capital chinês, entre outros credores.
José conclui dizendo: " A bandeira da Paz é a bandeira da soberania das nações, e hoje a possibilidade da construção de um Estado Palestino é prova concreta que inclusive a ONU deverá evoluir em suas decisões."

Nenhum comentário: