segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Brasil-Haiti

Planejando uma oficina onde deverei falar sobre paz, lembrei da guerra civil que vivemos no Brasil. No Brasil, No Haiti, em qualquer lugar do mundo, já que esta catástrofe chamada imperialismo está impregnada em todo o planeta. E em quantos miseráveis são necessários para que poucos possam consumir, desperdiçar, exibir sus três coleções de moda a cada trimestre. Em quantas crianças devem ser forçadas a trabalhar, em quantas meninas devem sofrer abuso e exploração  para que poucos doentes possam se satisfazer. E em quanto lixo deve restar para que o capital continue produzindo o desnecessário para viver, mas fundamentar para manter sua acumulação de capital. 
Pensei na invisibilidade dos bilhões de infelizes, famintos, doentes e esquecidos, e na exposição dos raros favorecidos pela fortuna, fama e glamour.
Lembrei de desnutrição, epidemias, ausência de políticas públicas. Da corrupção e do descaso.
E de como tudo isto torna-se cada vez menos impactante. 
De como parece distante, mesmo estando em nossas portas, esquinas, em qualquer noticiário.
E da eficiência do capital, que nos faz parecer a miséria tão natural.
Montei este pequeno vídeo com imagens minhas, da rede, de noticiários.
E música de Caetano Veloso, nos tempos em que a luta social ainda o interessava.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na próxima montagem, deixo como sugestões falar das filas da (falta)de saúde, da fraca educação, dos desvios de recursos, do individualismo, da discriminação, do preconceito, da violência gratuita.
Nunca é demais a denúncia verdadeira. Parabéns.