segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tolerância Zero?

Bastou Serra apostar suas fichas no quesito Segurança para que a Globo e suas filiais (incluindo, claro, a RBS) desatassem a escrever reportagens e mais reportagens sobre o assunto.
O Fantástico exibiu na noite de domingo passado uma  sobre Nova Yorque, e de como o crime diminuiu por lá. Manchete:
"Tolerância Zero e diminuição da criminalidade". Visto o programa, não era este o centro da reportagem. Mas para a Globo, a frase mágica serve para fazer gancho para seu candidato.
Já hoje pela manhã, a ZH ostenta como capa a pesquisa do PNUD, enfática em afirmar: "Violência assusta 92% dos gaúchos." Verificando o universo da pesquisa, descobrimos que os 243 gaúchos entrevistados no ano passado representam a opinião de todo o Estado. Mais: A resposta em que aparece o dado 92% foi a seguinte: "Como está a evolução da violência", e não necessariamente se o pesquisado a teme.
Contraditoriamente, na pergunta seguinte, que avalia se houve mudança de hábitos em função da violência, 53,99% dos entrevistados declararam NUNCA ter mudado seus hábitos por esta causa. Entenda-se.
A mesma pesquisa inclui ainda perguntas com prosaicas possibilidades de resposta, como valores morais (o que inclui conformação, hedonismo, realização, universalismo, ou seja, questões totalmente subjetivas) e outras preocupações dos gaúchos.
É... com  duas pesquisas recentes dando Dilma com vantagem sobre Serra, a mídia terá de fazer malabarismos mesmo...

Nenhum comentário: