quinta-feira, 27 de maio de 2010

Onde estão os eucaliptos?

Por algum tempo ambientalistas, estudantes e profissionais ligados ao meio-ambiente denunciaram com vigor os problemas causados pelo plantio indiscriminado de eucaliptos no estado. O sul do RS, praticamente invadido pela monocultura destinada à produção de celulose, que é exportada depois do beneficiamento teve os holofotes deste movimento.
Parece que agora o problema passou. Mas não. Os eucaliptos continuam a exaurir o pampa gaúcho, sua água, recursos minerais,  e expulsando o homem do campo para as periferias das cidades.
O que mudou? A crise econômica externa diminuiu drasticamente o consumo de papel, em todas as suas variantes. Baixaram as exportações para Europa e E.U.A. O resultado é que agora não se tem o que fazer com tanto eucalipto e pasta de celulose. Pior: A maior parte deste eucalipto, geneticamente modificado, não serve para a construção civil nem para carvão.
Sobrou mesmo o prejuízo ambiental para o RS e o êxodo do colono. 
E os eucaliptos para cupins, aranhas e caturritas, únicos seres que conseguem viver no meio das gigantescas plantações, continuam esperando a melhoria de preços do mercado.

Nenhum comentário: