sexta-feira, 14 de maio de 2010

...E Não Tem Multa?

De tempos em tempos gosto de espiar o que a mídia oficial do governo Serra está fazendo. A Globo, claro.
Pois bem, resolvi assistir um capítulo da novela Tempos Modernos. Fora a dramaturgia costumeira, algumas caras novas e os tradicionais medalhões da emissora.
Mas o que me chamou atenção foram dois elementos: O cartazete da proibição  de cigarros, com o mapa do estado de São Paulo estilizado, que encontrei em vários locais públicos de SP,  parte da campanha oficial, e a propaganda descarada da Virada Cultural, também política dos governos do PSDB.
Até onde eu sei isto tem nome: Merchandising.
Esta prática é comum com cosméticos, carros, lojas, bancos. As empresas pagam um valor, geralmente bastante alto, para que personagens usem seus produtos em cena. 
Se o merchandising é feito com ou sem o pagamento do serviço, não importa. Qualquer citação de Dilma por parte do governo Lula está sendo alvo de denúncias e multas.
Portanto, alguém que providencie uma consistente multa para a Globo, que não satisfeita com os filmetes de 45 anos em fundo azul agora divulga as parcas ações do (des)governo Serra como descarada propaganda eleitoral. Inda bem que não terão muito o que mostrar.

Nenhum comentário: