domingo, 27 de novembro de 2011

Exceções que justificam a regra

Em raras ocasiões posto textos que não meus. Este, que posto abaixo, gostaria de ter escrito. 
E posto também o comentário do amigo de muitos anos, Clóvis Oliveira, do CPERS. 
Por sinal, enviado por outro Clóvis Oliveira, igualmente amigo de muitos e muitos anos, a quem agradeço não só  o texto, mas também muitas outras belas lições de vida.
 
Texto de Darlan Marchi:
Esse papo todo de novo?
Concordo com o Cristiano, além do José Alencar esqueceram do Itamar franco, do Mário Covas...deles ninguém falou na época, porque será?
As coisas não são bem assim...Minha família é usuária do SUS, minha tia falaeceu de câncer há dois anos, teve um ótimo tratamento pelo SUS...É tudo muito relativo...O Brasil é um dos únicos paises que dá tratamento garatuito (câncer e AIDS) gratuito. E num universo de 190 milhões de habitantes... Falar é muito fácil, vá gerenciar tudo isso...
Claro que há corrupção, há privilégios...Mas há também um conservadorismo arraigado nessa mídia que faz com que as pessoas não façam uma leitura crítica do que lêem.
Quem abriria mão em tendo grana para tal de buscar o melhor tratamento para um familiar seu? Quem tendo melhores condições deixaria de ficar no melhor hospital do país?
Quem sabe adotamos o método cubano de saúde pública, é um exemplo de direito ao acesso à saúde, gratuito e igualitário. Mas é um país comunista né? A imprensa marrom jamais citaria como exemplo...Falar do método cubano pode apresentar perigo? Já imaginou exaltarmos um país comunista, pode dar ideias não é? (sim, estou sendo irônico, porque esse assunto já estrapolou os limites).
Proponho uma ação: que tal começarmos por nós? Que acham da gente fazer um movimento contra os planos de saúde (sim, porque são a grande maioria deles que representam grandes corporações e que transformaram a saúde em comércio...e viva o capitalismo selvagem!)?
Comecemos por nós, vamos dar exemplo! Todos rasgando suas carteirinhas das Unimeds da vida e indo pra rua brigar por uma saúde de qualidade!!!!
Chega de hipocrisia! Votem conscientes e cobrem daqueles em que votaram! Envolvam-se nas esferas democraticas, acompanhemos de perto os trabalhos dos conselhos de saúde em nossas cidades, utilizemos o Ministério Público se necessário, peçam as contas do que é gasto no municipio, vigiem, vão até os postos, vejam em loco como são diferentes as situações de um lugar pro outro...usem os direitos democráticos pelos quais tantos morreram lutando para que tivéssemos! Não adianta ficar em casa e se basear pelo que se lê na internet, ou o que a Globo mostra e ficar horrorizado, criticando e debatendo esse temas enquanto aguarda ser atendido num confortável consultório particular enquanto lê a Revista Veja! Chega de hipocrisia!

DARLAN DE MAMANN MARCHI

Comentário de Clovis Oliveira:
          Prezado Darlan
        Não sei qual foi o caminho que fez com que eu recebesse este e-mail com o teu texto, porque não te conheço, mas esta é uma das situações positivas que são criadas pela Internet, que propicia a difusão das boas ideias (embora também das más ideias).
        Mesmo não sendo petista, e nem eleitor do Lula (embora respeite o inicio da sua trajetória política, com a qual tive muita identidade), me sinto na obrigação de dizer como pessoa engajada nas lutas sociais, que concordo integralmente com o que disseste sobre a polêmica da doença do Lula.  
        Venho recebendo e-mails desde muito tempo, que exploram a internação do Lula no hospital Sírio Libanez, para atacá-lo politicamente. O fazem da mesma forma como atacam o seu suposto analfabetismo, às vezes por razões político-partidárias, outras em função do preconceito que tem em relação ao trabalhador e o povo, que chega às raias do desprezo. É coisa da elite, ou de quem vive no seu campo ideológico.
        Nunca havia encontrado tempo para responder a estas manifestações direitistas que me chegavam criticando a internação do Lula no Sírio Libanez, divulgadas por pessoas conhecidas. Tu respondeste por mim. Obrigado!
 
Fraternas saudações
Clovis Oliveira
Professor de História
Porto Alegre-RS

Nenhum comentário: