sábado, 12 de novembro de 2011

Bye, Bye, Sílvio Berlusconi

Dezessete anos no poder, eleito pela primeira vez em 1994. Acobertado e enaltecido pela mídia burguesa daquele país, já que dono de um imenso império midiático na Itália.Terceiro homem mais rico do mundo, cai Berlusconi. Acuado pela crise econômica que assola a Europa, não conseguiu manter-se no poder.
Durante seus mandatos, foram frequentes os escândalos. Pedófilo, participava de orgias onde adolescentes vítimas de exploração sexual eram frequentes.
Assumidamente de direita, Berlusconi deixa o governo da Itália ao som de aplausos e comemorações da população. E com um vultoso rombo.
Mas com 66% da população tendo nele confiança Zero, ficou difícil continuar...
Afinal, a política neoliberal ditada pela Itália, Alemanha e França só conseguiu agravar a crise e despedaçar a ameaça de países com economias mais frágeis, como Grécia e Irlanda.
Dono absoluto da mídia italiana, Berlusconi certamente não dará tréguas a qualquer sucessor seu que ousar contrariar a política constritiva neoliberal.
Mas com 66% da população tendo nele confiança Zero,
Mas o povo está nas ruas. E não só na Itália, o povo está nas ruas na Grécia, na Espanha. Em outros países, acostumados com as mordomias de "primeiro mundo", coisa que pouquíssimos usufruem, e que muitíssimos almejam.
Renuncia, mas deixa aprovado mais uma das receitas neoliberais de "austeridade".
A renúncia do Z"último ditador da Itália", como já foi chamado é, sem dúvidas, um alento para a população.
Esperemos que o próximo dirigente italiano aprenda com os erros de seu antecessor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Terceiro homem mais rico do mundo? Acho que nao...