sábado, 1 de outubro de 2011

Marina Tucana!

Assisti o programa do PV quando Marina Silva, recém desfiliada do PT declarou sua candidatura "verde" à presidência do Brasil. Na época, em vez do blog, mantinha uma coluna regular no Vermelho, e lá postei um texto onde dizia que Marina estava "tucaneando" (http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=2479&id_coluna=32)
Bueno, elogios, críticas e bordoadas à parte, meu prognóstico estava absurdamente certo.
A campanha eleitoral veio, Marina fortaleceu a candidatura Serra, levou Dilma ao segundo turno, quando  então,  comodamente, não assumiu posição.
Agora, já em vistas à próxima campanha eleitoral, a ex-verde vai buscar os tucanos,
Embora tenha eu consciência que a pauta ambiental deve ser prioridade para qualquer governo sério, tenha lá minhas discordâncias nesta área com alguns encaminhamentos tomados pelo Governo Dilma (Belo Monte, entre outros), fica difícil. Não consigo entender o apoio de quem esteve ao lado de Chico Mendes à classe que determinou sua execução.
Por isto, os elogios de Marina à FHC, Serra, sua busca pelo apoio de Itamar Franco, soam dissonantes.
Não faz muito tempo, aliás poucos dias, li atentamente as notícias sobre Marina desfiliando-se do PV. Confusão, então: Concorrerá? Cheguei a pensar que Marina aderira ao grupo dos desiludidos partidários e com as instâncias ortodoxas de poder. Mas, e  caso concorra, por qual via? Ou apenas apoiará os tucanos? E suas conversas com a ex-PSOL Heloísa Helena, algo a ver? Afinal, as duas candidaturas, cada uma em seu tempo, pareceram tão semelhantes...
O peso da alfinetada de que o Brasil não precisa de um "gerentão" bate diretamente na Presidenta Dilma. A infeliz comparação de Lula,  Serra, Chico Mendes e FHC consegue ser revoltante. Ou memória de Marina está seriamente prejudicada, ou a pseudo-ambientalista nunca teve, sequer remotamente, consciência de classe, revolta pela opressão ou preocupação com sua agenda predileta: A preservação ambiental.
De nós para nós: Não consigo acreditar em preservação ambiental sem combate à miséria, à exploração do homem  pelo homem e ao neoliberalismo, doutrina absoluta dos atuais parceiros de Marina.

3 comentários:

Marisane disse...

Maravilha de texto Regina! Parabéns!

Chagas Batista disse...

Sou do Acre, ja militei junto Marina nos moviemtos sociais, agora sinceramente... Marina é a direita travestida de Madre de Calcutá.

Chagas Batista disse...

http://batista65.blogspot.com/