segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FASE recusa proposta. FPERGS, unida, ACEITA!

Colegas:
Tivemos, hoje à tarde, a assembléia onde foi votada a proposta do Governo de regulamentar a jornada de trabalho 8*h, 6h com palntão de 12 nos finais de semana e 12 X 36 para dia e noite) , pagamento das duas horas de intervalo nas jornadas de trabalho, que seria de 30 horas-extra para as jornadas de 12 X 36 dia e noite, e oito horas para os plantões de finais de semana. A proposta incluía ainda a regulamentação da folga mensal para quem trabalha em turnos de revezamento.
Tivemos uma assembléia tensa, com muita agressividade por parte dos trabalhadores da FASE. Xingamentos, ofensas, repetição de perguntas para ganhar tempo,
estes foram os argumentos de "colegas" da FASE, totalmente incompatíveis com a de educadores. A única explicação que deram foi de que talvez o Governo resolva construir alojamentos para os trabalhadores descansarem. Uma incoerência! Quem trabalha com crianças a e adolescentes dormindo no chão, em casas sem estrutura, qual governo enfrentaria a justiça e a opinião pública construindo alojamentos com TODOS os requisitos legais???
Enquanto a clientela não tem sequer colchões em condições, qual Governo gastaria e se exporia com a construção de aposentos que devem seguir especificações normativadas, com todo o conforto? Sim, pois a proposta prevê que SOMENTE neste caso, com tais instalações vistoriadas pelo SEMAPI e pela Justiça do Trabalho estas horas não seriam pagas!! E mais: Esta proposta deveria ser avaliada ano a ano, em cada negociação!  E para que isto acontecesse, deveria haver previsão no orçamento do ano anterior... Etc, e tal. Ou seja, não aconteceria.
Nós, trabalhadores da FPERGS, fomos minoria. Inclusive nas falas: Somente eu e as colegas Beth, da AFUFE, Sílvia do AR 32 e Lígia, de Ipanema nos manifestamos. Talvez por coação da agressividade dos "colegas" da FASE, que se repetiam de forma maçante e improdutiva. Quem não aceitou a proposta não tinha argumentos para a rejeição. Inclusive porque as casas da FASE de Porto Alegre já recebem 30 horas/estra mês (noite) e oito (dia). Colegas da FASE que vieram do Interior e não recebem estas horas também votaram conosco, mas, numa votação tensa e confusa, perdemos.
Perdemos? 
NÃO!!! 
A FPERGS aceitou, em separado, a proposta.
Por isto, temos que continuar mobilizados. Para que o Governo aceite negociar em separado. Até porque, a outra alternativa apresentada pelo governo, fora esta, seja uma total mudança nos horários.
Nos próximos dias a direção do SEMAPI chamará uma reunião para os representantes de área, não sei se aberta. Porque, infelizmente para os colegas da FASE do interior que não recebem as horas trabalhadas, e com a recusa da maioria de seus "parceiros" continuarão a não receber, ao  menos por enquanto. Mas nós, que aceitamos, queremos negociar. 
Converse com seus colegas, mantenha-se mobilizado. Já que aceitamos, queremos. E temos o DIREITO de receber.
Obrigada a todos e todas que se fizeram presentes hoje. E, FIRMEZA, na certeza que nossa vitória agora depende de nós!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sinceramente, nunca tinha visto tanta baixaria. E até agora não entendi o que querem, se é só fazer barulho ou se é privar os servidores da FPE do que eles já ganham. Deu até nojo!