quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O que é ser bruxa?


Afinal, de onde saíram as bruxas?
Mesmo quando os romanos decidiram que Deus era barbudo, morava no céu, tinha feito um filho com Maria de um jeito que ninguém conseguia fazer, os pagãos, teimosos que eram, torciam o nariz para estas coisas que não entendiam muito bem. Até porque, naqueles tempos, pagão era só quem morava no campo, e não quem tinha pactos maléficos ou vivia de invocações e feitiços. Na verdade, a maior heresia dos pagãos era creditar a existência do mundo a uma Deusa-mãe.
Aí era demais. Pior: Faziam festa por tudo: O festival de Samhain, que cultuava os mortos, era muito popular. A saída foi absorvê-lo e transformar a data no triste dia de finados. A festa de solstício do inverno, comemorativa do nascimento do Deus Sol, passou a ser o Natal. Muitas igrejas foram erguidas nos locais dos antigos templos pagãos.
A liberalidade do paganismo não podia continuar. Então, em 1484, Papa Inocêncio VIII teve uma idéia genial: A Bula contra os Bruxos. Depois, a Santa Inquisição, com poderes de investigar, prender, torturar e executar suspeitos de bruxarias ganhou reforço com a publicação do livro Malleus Malleficarum ('Martelo dos Feiticeiros'), de Kramer e Sprenger, 1486. Destinado a identificar bruxos e bruxas, uma das principais conclusões do livro era: “Quando uma mulher pensa sozinha, pensa em malefícios".
A idéia de bruxas e seus caldeirões, ervas e poções mágicas está diretamente associada ao conhecimento da natureza e da saúde que as mulheres desenvolveram durante as cruzadas, quando os homens foram à guerra e foram elas que tiveram que dar conta de tarefas antes determinadas masculinas. Quando os homens retornam e desejam retomar seus postos de trabalho, quaisquer sinais de rebeldia poderiam significar aproximação com o Demônio. Aliás, qualquer outra transgressão da ordem moral sexual estabelecida também era merecedora da fogueira, de sorte que os homossexuais, tanto quanto as mulheres “transgressoras” formaram a maior parte das vítimas do Tribunal da Santa Inquisição.
Mal sabiam eles que quanto mais se reprime algo, mais este algo se adapta e cresce. Pois não é que, seiscentos anos depois, bruxos e bruxas andam por aí, o paganismo reaparece de outra maneira, que seja a idéia de respeito à natureza e a uma vida mais saudável, e nós, mulheres entendemos aos poucos nossa condição no mundo? Ah, se a igreja daquele tempo soubesse...

Um comentário:

Insurreta disse...

Regina, podemos publicar seu texto no nosso blog? (www.sapatariadf.wordpress.com)