sábado, 24 de abril de 2010

Miss??? Não Acredito!!!

Zipaz a TV pode trazer cada coisa... Descobri, sábado à noite, que ainda existem concursos de misses. Transmitidos pela TV. Parei para ver.
Com direito a prêmio ( Salvador, capital da Bahia, com acompanhante e de avião). Passeio pelo Marco Zero de São Paulo, e a exclamação subsequente: "Adorei conhecer este ponto histórico  da capital do meu estado". Maratona no salão de beleza, visita ao museu.
Lembrei de uma miss, gaúcha, que para concorrer fez dezenove cirurgias plásticas. Isto foi delatado por um dos promoters do concurso por aqui, após um desentendimento com a candidata.
As moças foram acompanhadas, durante a semana, por três jurados, incluindo uma professora de "boas maneiras". Não contei quantas eram as candidatas, mas certamente passavam de quarenta. Entre elas duas negras, claras, com traços caucasianos e cabelos alisados.
Todas desfilaram seus corpos de medidas praticamente iguais para uma junta que diagnosticava: "Muito cheinha, sem porte, porte adequado, talvez cortando o cabelo..." Uma senhora com a boca característica de quem fez aplicações recentes de botox, aquela boca que fala sem se mexer, disse alguma coisa sobre a dificuldade de escolher entre tantas beldades.
Só aguentei até a seleção das vinte, que depois serão reduzidas a doze, depois cinco, depois três. Com direito a rede de auditoria.
Lembrei das feministas da década de 60 e desejei que alguma delas surgisse na platéia e bradasse contra o anacronismo do concurso, a falta de respeito destas mulheres consigo próprias. Obviamente, isto não aconteceu.
Desliguei a TV para não dar audiência. Último olhar, reparei que as já selecionadas riam com o sorriso plastificado e insosso de quem não está nem aí para a própria dignidade.

Nenhum comentário: