quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sobre 2012



Já faz tempo que nossa sociedade convencionou tornar finais de ano tempo de exercitar gentilezas, trocar votos e lembrancinhas, lotar lojas e comprar presentes para quem, ano todo, sequer lembramos. Comemoramos o nascimento do ídolo cristão Jesus Cristo, mesmo tendo ele nascido na primavera. Fim de ano é a época que encontramos, em plena fornalha tropical de quarenta graus, aqueles sujeitos que deveriam entrar pela chaminé da lareira, tapados de feltro vermelho-e-branco, descendo de um trenó puxado por renas, ou seja, coisas que absolutamente não existem por aqui. Finais de ano são aqueles momentos em que as igrejas do capitalismo lotam seus templos, com ofertas, belas vitrines e apelos irrecusáveis, que deslancham a venda de todo o tipo de cacarecos, inutilidades e outros itens completamente dispensáveis, porém apelativos o bastante para serem dados, comprados ou doados.


Mas fim de ano também é véspera de férias, de praia, de sol, das pancadas d'água que nos brindam com banhos de chuva fria, aliviam o calor e socorrem os verdes esturricados pela estiagem.


Finais de ano são pródigos também nas resoluções que depois esquecemos, nas reflexões que sempre deixam suas pegadas em nossas convicções, e nos deixam um pouco menos egoístas, um pouco mais solidários. E que nos trazem as enxurradas de lembranças de momentos que já passaram, de queridos que já se foram, de situações boas e ruins, das que já passamos e nos ensinaram, das que gostaríamos de ter vivido e ainda não conseguimos.


Finalmente, final de ano, malgrados os esforços do capitalismo e do consumismo em tornar cada uma e cada um mais guloso, mais imediatista, armários mais abarrotados e dívidas mais ainda, com mais sonhos dourados de consumo, ainda é um momento especial para refletirmos sobre como é bom viver, ter amigos, ter sonhos, poder ousar, querer e realizar.


Que as bençãos de Deusa-Mãe acolham a todas e todos e inundem corações e mentes de quem, como crianças que esperam presentes, persigam, sonhem e lutem por um mundo melhor, justo, digno e cheio das cores da solidariedade e da consciência.


Um 2012 pleno de boas resoluções, saúde, felicidade e boa luta!

Nenhum comentário: