quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Informações FPERGS dez/2011



Colegas:
Primeiro, gostaria de solicitar aos colegas que não desejam mais receber e-mail informativos, que retornem este e-mail com o assunto REMOVER, e que desta forma, será cancelado o envio dos mesmos. Acrescento ainda que recebi a lista de endereços durante a campanha de Delegado(a) Sindical junto ao SEMAPI. Eleita, escrevi me propondo a enviar regularmente informações, e sugerindo o encaminhamento acima a quem não interessasse este recebimento.
Segundo: Está havendo uma grande confusão quanto à forma correta de batermos o cartão (quem trabalha em turnos de revezamento). Algumas direções estão orientando que seja deixado em branco o intervalo, ou seja, como exemplo, bater o cartão às 7h (entrada), 13h (saída) 15 h (entrada tarde) e 19 h (saída noite).
Confirmei a orientação com a direção do SEMAPI e com a DQPC da FPERGS. A explicação é que, mesmo estando em intervalo, teremos que deixar o espaço em branco, e caso saiamos da instituição, devemos registrar no livro de ocorrências.
A justificativa é de que, devido a ilegalidade do trabalho durante 12 horas ininterruptas, devemos, MESMO RECEBENDO pelas horas trabalhadas, devemos registrar o intervalo.
Já fiz solicitação ao Jurídico do SEMAPI sobre esta questão, e aguardo, ainda na primeira semana de janeiro, o retorno.
De boa notícia, vários Núcleos já confirmaram (finalmente) nossa folga mensal. Alguns já autorizaram inclusive que os trabalhadores que cumpriram os critérios na efetividade passada, se organizem par usufruir da folga (nada diferente do que conversamos nas visitas realizadas). NARs que ainda não fizeram esta determinação devem fazê-lo. Se isto não ocorrer, entre em contato com seu representante de área, comigo ou com o SEMAPI.
Quanto ao questionamento sobre acompanhamento de acolhidos hospitalizados, ressalto que faz parte das atribuições de agentes educadores, agentes da enfermagem e monitores. A distribuição dos trabalhadores que deverão fazer este acompanhamento fica a critério das direções.
Sobre diferença de atribuições entre agentes educadores e monitores, malgrado estes não receberem os 18% conquistados por nosso plano de cargos, realizam exatamente as mesmas funções dos A.E. Basta lembrar que, na época do ingresso dos contratados, éramos todos do nível 8, no cargo de monitores. Não existindo portanto diferenças na execução de tarefas. Cabe ressaltar que estes valiosos colaboradores estão conosco já ha mais de cinco anos, tempo suficiente para acumular conhecimentos e realizar a contento as tarefas designadas.
Quanto ao pagamento do retroativo, a Fundação ainda não tem previdão, ao contrário da primeira informação de que seria paga até dia 20 de dezembro.
Quanto aos rumores de que haveria problemas com nossa folga, caso a FASE não aceitasse, informo que a afirmação é totalmente improcedente. Nós aceitamos e a FASE não. Infelizmente, os colegas da FASE do interior continuam a não receber o intervalo trabalhado, e a FASE toda sem direito à folga mensal por decisão de seus trabalhadores.
Por fim, quanto à denuncias de assédio moral que estão acontecendo em alguns locais, informo que os fatos serão levados para conhecimento do SEMAPI e da direção da FPERGS. É importante, colegas, que caso ocorram episódios de assédio moral, resguardar-se, procurando sempre que estes episódios sejam assistidos por mais de uma pessoa.
Estarei fora de 31 a 3 de janeiro (ninguém é de ferro...), mas no retorno, até dia 30, e a partir de 04 jan 2012, estou à disposição dos colegas para o trabalho de Delegada Sindical, que muito me agrada e orgulha.
Ressalto que, se não tenho dedicado mais textos e informações para servidores técnicos ou de outras funções, é apenas por falta de demanda, mas reafirmo estar à disposição da totalidade da categoria. Desta forma, se eu receber sugestões ou indagações, procurarei responder da melhor forma possível.


Despeço-me desejando a todas e todos um excelente final de ano e um 2012 pleno de realizações, saúde, paz e alegria!


Regina Abrahão

Nenhum comentário: