terça-feira, 26 de abril de 2011

Sobre a Colônia de Sacramento

Efeito colateral de minhas férias, cada dia durmo mais tarde. Certo que tenho aulas pela manhã, mas como a tarde fica livre...
Então fico zapeando a TV, e mesmo nos canais pagos (da restrita lista dos meus) não encontro muitas coisas "assistíveis".
Restam os livros. Neste momento, em plena página 84, atrevo-me a recomendar a tese de Fabrício Prado, Colônia de Sacramento - O Extremo Sul da América Portuguesa.
Para quem, como eu, é apaixonado por história, traz coisas bem interessantes.
Quem conhece sabe, a influência portuguesa é fortíssima e está presente nos azulejos, no nome das ruas, na arquitetura, nos fortes.
Sacramento fica no Uruguai, quase em frente a Buenos Aires. Atravessando o Rio da Prata, chega-se lá em menos de duas horas de barco.
Vale a pena conhecer, ou ao menos, ler o livro.

Nenhum comentário: