terça-feira, 9 de julho de 2013

Não Mexe Comigo, Moço!

"Não mexe comigo, moço,
Que eu não mexo com ninguém,
Se mexer comigo leva,
Se mexer comigo, tem"

Hipertensa, recém ex-fumante, já havia sido convidada para um programa que reúne pessoas com estes problemas. Em reuniões semanais são discutidas alternativas para melhorar a qualidade de vida, tratar da abstinência, mudança de hábitos e outras medidas.
Hoje resolvi conhecer o trabalho. Recebida com cordialidade, observei que a dinâmica constava de depoimentos e aconselhamento. Interessante. 
Quando convidada, fui informada que os participantes deveriam evitar discussões polemicas, e que discriminações de nenhum tipo seriam permitidas. Achei ótimo. Realmente, na primeira meia hora as discussões se concentraram na pauta, ou seja, saúde. Até que um participante, ao reclamar que não havia um dos medicamentos de uso contínuo no posto onde faz seu tratamento, resoveu incluir reclamações sobre os baderneiros que estão saqueando o país. E emendou em seguida que a culpa é da Presidenta Dilma, que odeia petistas e comunistas. E aí não era ainda minha hora de falar, mas abri o grito. 
E disse que não admitiria que este tipo de insinuação fosse feita contra uma Presidenta legalmente eleita pelo povo, que não admitiria este tipo de atitude. Que se ele quisesse ser um formador de opinião a serviço da direita, que fosse procurar outro espaço. 
Definitivamente, sempre tive boa voz e em bom volume. O impacto foi forte, o coordenador do trabalho aparentou surpresa, mas rapidamente tomou a palavra, afirmando que os participantes deveriam aguardar sua vez, e assim falar de problemas ou angústias interferentes em seu tratamento. E depois concluiu dizendo que também ele é antipetista e anticomunista, mas que realmente, não deveríamos discutir política no ambiente. E que se estas regras não fossem seguidas, poderia me indicar outro grupo.
Claro que respondi que eu sou anti-direita, anti-fascista e anti-nazista. Mas que não discutiria política naquele espaço por respeitar regras e opiniões dos demais. Disse também que a possibilidade de recomendação de outro grupo fora órima, decisivaq para... fiz uma pausa e continuei: Ficar naquele espqaço mesmo.
No decorrer da reunião recebi manifestações desolidariedade de muitos outros hipertensos e fumantes (ou e-fumantes). O causador da discussão foi embora antes do final. E na saída, fui convidada por várias pessoas a voltar.
Mas nem precisava convite. 
Na verdade, enquanto discuti com os direitosos, rodava em minha cabeça uma antiga ladainha da capoeira regional: Não mexe comigo moço, que eu não mexo com ninguém...


Nenhum comentário: