domingo, 7 de julho de 2013

Mercado Público: Destruição ou Desleixo?


Soube do incêndio do Mercado Púbico de Porto Alegre pelo Facebook. Em segundos pululavam informações, perguntas, dúvidas, notícias improcedentes. Assisti via internet imagens da imensa e escura fogueira. Ouvi, pelo rádio, pérolas como "um bombeiro entrou para dentro", além das controvérsias. Uma emissora falava em destruição total, outra dizia que poucos estabelecimentos haviam sido queimados.
Ouvi também informações sobre hidrantes desativados, falta de escadas em condições, caminhões particulares levando água, mangueiras que desperdiçavam mais do que apagavam o fogo, de tão velhas.
Surgiu
a notícia de que a causa fora a queda de um raio, houve gente no twitter afirmando ter assistido.
Em seguida começaram os debates partidários, isentando, responsabilizando, e lá vem... A Copa!
Obviamente um monumento como nosso Mercado será recupperado para a copa. O Marco Zero de Porto alegre é o Mercado.
Lembro do tempo em que não era coberto, haviam algumas salas e muitos gatos. Lá era sediada a FRACAB, Federação das Associações de Moradores e Amigos de Bairros, entidade importantíssima para o movimento comunitário na década de 80.
Depois do último incêndio, a cobertura, reforma e melhoria dos bares. Mas sempre com problemas: Banheiros sem fechaduras nas portas, escadas rolantes que não rolavam. Mas o Nosso Mercado.
Tristeza imensa, indignação, dispisição inusitada para acompanhar a apuração das causas.
Mas posso afirmar que nem eu nem Porto Alegre aceitaremos um Mercado "Ligth", diferente de sua tradicional vocação

Nenhum comentário: