quinta-feira, 4 de julho de 2013

Comunicado da Marcha Mundial de Mulheres

11 de julho: Dia nacional de luta!
O povo nas ruas muda o mundo!
Companheiras,
Vários movimentos sociais em conjunto com organizações sindicais e partidos coordenaram nas ultimas semanas uma agenda em comum para convocar uma grande paralisação nacional no próximo dia 11 de julho.
São 11 pontos de reivindicação entre os quais se somam alguns apresentados pelas Centrais sindicais e outros elaborados pelos movimentos sociais. Além disso, há seis pontos de denuncia que expressaremos nas ruas.
É muito importante que em cada estado a Marcha se some às mobilizações e paralisações convocadas para esse dia. Se no seu estado ainda não há uma convocatória nas ruas procure outros movimentos sociais e a CUT para se informar.
Iremos às ruas por:
1. Transporte público de qualidade
2. Reforma política e realização de plebiscito popular;
3. Reforma urbana
4. Redução da jornada de trabalho para 40 horas;
5. Democratização dos meios de comunicação.
6. Educação pública e de qualidade;
7. Saúde pública e universal;
8. Contra a PEC 4330 (terceirização);
9. Contra os leilões do petróleo;
10. Pela Reforma Agrária;
11. Pelo fim do fator previdenciário.

A saúde Pública e Universal, penso eu, deve incluir o fim da omissão do SUS acerca da saúde mental. É inadmissível que o Brasil não reconheça a urgência dos portadores de sofrimento mental, que não existam profissionais da área nem preocupação de prevenir, diagnosticar e tratar este mal. É hora de sair da idade média psiquiátrica e combater o preconceito que ronda este tema.

Nenhum comentário: