terça-feira, 8 de junho de 2010

É Urgente: Criminalizar a Homofobia!

Situações em que a diferença é argumento para a violência e discriminação, eis a chave para o preconceito. Apesar de alicerçado em inflexíveis regras morais, a discriminação por quaisquer causas sempre serve, de alguma maneira, ao capital. Por isto a estranheza com o episódio ocorrido com um casal gay neste final de semana num dos centros turísticos do Rio Grande do Sul.
Gamado é uma das cidades mais bonitas do RS. Com a economia baseada no turismo, comércio e serviços, sedia inclusive o maior festival de cinema nacional. Teoricamente, uma cidade que se predispõe e baseia sua economia no acolhimento ao turista deveria saber conviver com pessoas de diferentes origens, religiões e orientações.
A agressão sofrida pelo casal foi cometida por moradores que passeavam de carro, e que pararam o veículo para xingamentos e ameaças justamente num dos pontos mais procurados pelos turistas, o lago Negro.  O motorista, acompanhado por mulher e crianças, pretensamente sentiu-se ofendido por duas pessoas que apenas passeavam num parque público. Conseguiu terminar com o feriado de dois trabalhadores que ousaram pensar ou agir diferente do que ele entende por certo.
As perguntas que deixo para reflexão: Caso a lei que criminaliza a homofobia e pune os agressores já houvesse sido aprovada, teria este motorista cometido o ato? Como impedir quer estas agressões continuem acontecendo? O que fazer neste tipo de situação?
Para a cidade, fica o registro: Fatos como este, em não apurados e punidos, certamente farão não pouco mal para sua fonte de receita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ok, abomino qualquer agressão contra quem quer que seja. Só temo, e meu temor não é infundado, que o projeto, para combater a homofobia, acabe criando a heterofobia.