sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Egito: Vitória do Povo!

Afinal, a renúncia de Mubarak. Quinze dias de povo na praça fizeram com que, enfim, o ex-presidente desistisse de esperar setembro e fugisse com sua família hoje pela manhã. O destino inicial, provavelmente, Emirados Árabes. Mais tarde, quem sabe, EUA.
O Egito fica agora dirigido pelo alto comando das  forças militares. Com 80 milhões de habitantes, 40% dos quais vive com menos de dois dólares/dia, país é considerado estratégico para o imperialismo, a quem Mubarak era subserviente. A revolta popular levou às ruas milhões de pessoas na cidade do Cairo, Alexandria e Suez, onde a greve dos trabalhadores paralisou o canal do mesmo nome.Além deles, trabalhadores de telecomunicações, eletricidade e transporte entrariam hoje em greve.
Sentindo a impopularidade do presidente, e receosos da consequencia de uma intervenção direta até mesmo os EUA assumiram uma posição menos incisiva quanto à revolta.
A queda de Mubarak muda consideravelmente o panorama político no mundo árabe, já que por sua localização geográfica e apoio político era um aliado importante para Israel e os EUA.
Agora,  cabe ao povo egípcio a reorganização de seu país. A forte influência religiosa certamente fará parte da  paisagem  política, que deverá contar com a eleição de uma nova Assembléia da República (parlamento) e do novo presidente. São os ventos do enfrentamento ao poderio neoliberal no mundo árabe!

Um comentário:

Walney Batista disse...

Olá,estou começando um trabalho e gostaria que vc também mim seguisse no blog do Walney Batista,sua presença só vem enriquecer ainda mais minha página.Um abraço e obrigado.